A App Store do Aliyun OS não só hospeda como também destaca aplicativos falsos do Android.
Durante a semana ouvimos falar bastante sobre uma disputa entre o Google e a Acer. O Google barrou a tentativa da fabricante de lançar um celular com outro sistema operacional livre que não o Android.
Até criar outro sistema operacional não seria problema nenhum. A questão é que este sistema desenvolvido pela chinesa Alibaba Group, chamado de Aliyun OS, seria uma versão ‘bifurcada’ do sistema da Google.
A Open Handset Alliance (OHA) é um consórcio entre 84 empresas (entre elas Google, Sony, Qualconn, Intel, Motorola, Samsung…) que desenvolve padrões para dispositivos móveis. Os membros deste consórcio não são permitidos a fabricar aparelhos com versões do Android que não sigam os padrões. Diante dessa regra, a Google barrou a Acer de produzir aparelhos com o Aliyun, frente a ameaças de que ela perder seus privilégios na OHA.
A Google e a Alibaba vem discutindo sobre o Aliyun ser uma cópia do Android, mas o que não está sob discussão é se que a loja de aplicativos do Aliyun está hospedando uma série de aplicativos piratas do Android. Porque é claro que está fazendo.
Um problema maior ainda é que além de hospedar apps piratas (que até a loja de apps do Android tem alguns problemas às vezes), o site também está destacando estes programas que são claramente cópias. Inclusive de softwares feitos pelo Google. Mesmo sendo questionada, a Alibaba não comentou sobre o assunto, segundo a Ars Technica.
Sempre devemos tomar muito cuidado com este tipo de evento. Um app pirata pode ter acesso a diversas funções e dados pessoais contidos no seu aparelho. Sempre que baixar um aplicativo para seu smartphone, verifique se a empresa é de confiança. Além disso, leia a lista de autorizações que você está dando ao aplicativo e sempre se pergunte se as permissões que ele está requisitando fazem sentido.