Confirmando vários rumores que rolavam pela internet a algum tempo, a Canonical anunciou hoje que está desenvolvendo seu próprio servidor gráfico, que substituirá o X nas próximas versões doUbuntu.
O novo servidor se chama Mir, e foi anunciado por Oliver Ries, chefe de estratégia de produtos de engenharia da Canonical. Oliver também anunciou uma mudança considerável para o Unity, que agora passará a ser desenvolvido em QT/QML e dirá adeus ao Compiz.
A mudança foi necessária porque, segundo Jono Bacon, os atuais servidores gráficos não suprem as necessidades de convergência do Ubuntu. O trabalho no novo servidor gráfico começou em julho do ano passado, e a empresa está trabalhando com as fabricantes de hardware para que os driversde vídeo proprietários funcionem já na sua primeira versão estável.
Vale lembrar que o Mir não é baseado no X, atual servidor gráfico do Ubuntu, ou no Wayland. Ele foi escrito do zero.
Objetivos do Mir
Segundo o wiki o projeto, esses são os objetivos do novo servidor gráfico:
Funcionalidades bem definidas
Apenas serão adicionadas funcionalidades necessárias para o Ubuntu, permitindo um código mais limpo e otimizado. A performance deve melhorar consideravelmente com isso.
Testes, testes e mais testes
O servidor será testado o máximo possível, para ter certeza de que ele irá simplesmente funcionar.
Versatilidade e flexibilidade
O servidor será facilmente adaptável e portável para diferentes dispositivos, de forma que o Mirpoderá ser usado em televisões, celulares, computadores e outros aparelhos.
Para uma lista completa de objetivos e maiores informações sobre o servidor gráfico, acesse a página dele no wiki do Ubuntu.
Quando ele estará disponível?
Devemos ter a primeira demonstração usável do Mir e do Unity usando QT ainda esse mês, e segundo a wiki do projeto, o Mir também irá substituir o servidor gráfico do Ubuntu Touch, que atualmente usa o SurfaceFlinger do Android.
Um pouquinho da prévia para desenvolvedores do Ubuntu para celulares
A versão final de ambos os produtos deve estar pronta na próxima LTS do Ubuntu, em 2014, quando também teremos a versão final do Ubuntu Touch, mas aparentemente o Ubuntu 13.10 já irá utilizar os novos produtos.
0 comentários:
Postar um comentário